segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Saiba mais sobre a Califórnia...

A Califórnia é o Estado mais populoso do país, com sua população de quase 33.871.648 milhões de habitantes. É o maior centro industrial dos Estados Unidos, é também a líder nacional na produção de produtos agropecuários. Das 20 maiores cidades dos Estados Unidos, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco. Sua capital, Sacramento, também é uma grande cidade e estão localizadas na região norte.

A geografia do Estado é diversa, e inclui um grande vale central, altas montanhas, desertos quentes e secos e diversas florestas. Com uma área de cerca de 410 mil km².

Localizado numa região geologicamente ativa, a Califórnia possui muitos vulcões, muitos deles ativos; o Estado é famoso pelos seus terremotos, que ocorrem na região graças à presença da Falha de San Andreas. Embora ocorrências de poderosos terremotos foram registradas no Alasca e no Rio Mississípi, os terremotos da Califórnia são famosos porque elas acontecem frequentemente, atingindo áreas densamente habitadas.
O litoral da Califórnia possui 1 352 quilômetros de comprimento. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para 5 515 quilômetros. Florestas cobrem cerca de 40% do Estado.
Dado a sua grande extensão e sua diversidade geográfica, a Califórnia possui uma grande variedade de climas, a maior parte do estado possui um clima temperado mediterrâneo, com apenas duas estações bem definidas, com invernos chuvosos e verôes secos - especialmente no sul e ao longo do litoral. A proximidade do Oceano Pacífico torna verões mais frios e invernos mais quentes. Neblina é muito comum nas áreas costeiras do Estado. O interior do Estado possui verões muito quentes e invernos frios.

Composição racial da população da Califórnia:
47,4% Brancos

32,4% Hispânicos

11,0% Asiaticos

6,5% Afro-Americanos

1,9% Nativos Americanos

4,7% Duas ou mais raças


Percentagem da população da Califórnia por afiliação religiosa:
Cristianismo – 75%
Protestantes – 38%
Igreja Batista – 8%
Igreja Presbiteriana – 3%
Igreja Luterana – 2%
Igreja Metodista – 2%
Outras afiliações protestantes – 22%
Igreja Católica Romana – 34%
Outras afiliações cristãs – 3%
Outras religiões – 3%
Não-religiosos – 20%


O imenso território californiano é integrado por um sistema extensivo de estradas, vias expressas e rodovias.

A maioria dos californianos usam as vias públicas para locomoverem-se a trabalho, compras, lazer e turismo. Muitas das grandes cidades californianas são famosas pelos seus grandes congestionamentos, especialmente Los Angeles e San Francisco - Okland (conhecido como a Área de Baía). Apenas a cidade de Nova Iorque possui reputação similar. O sistema de transporte ferroviário californiano é administrada pela Amtrak, San Francisco e Los Angeles possuem sistemas de metrô e de light rail, e San Diego e Sacramento possuem um sistema de light rail. O Metrolink é um método ferroviário de transporte inter-urbano, e que conecta muitas das grandes cidades do sul da Califórnia, conectando San José a San Francisco. A Califórnia, em 2003, possuía 9 508 quilômetros de ferrovias.

O rápido crescimento populacional da Califórnia está congestionando cada vez mais todos os sistemas de transporte do Estado. Uma crescente questão na política californiana é se o Estado deveria expandir seu sistema de rodovias e estradas, ou incentivar seus condados e cidades a melhorarem seus sistemas de transporte público.

Nenhum comentário: